O Parabéns de Hoje é à você CARLITÃO!

Por Jucicleber Castro

O município de Mazagão Velho completa mais um ano de vida hoje, 23 de janeiro, coincidentemente data de aniversário do nosso entrevistado, o mazaganesse de nascimento, professor de educação física, servidor público, músico – líder da Banda Placa e pesquisador, Carlos Augusto Gomes, o Carlitão. O município de Mazagão tem sua história, mas hoje nossa pauta É você Carlitão…

Nascido no Rio Vila Nova, em Mazagão, veio aos sete anos estudar na capital, Macapá, e não parou mais. Morou e trabalho em Recife, retornou a Macapá, onde participou do grupo musical os Setentrionais.

Em Março 1983, junto com o irmão, Álvaro Gomes, formou a Banda Placa. De acordo com o cantor, desde que surgiu a Placa tem como marca registrada a inovação, incluindo diversos projetos para valorização da cultura amapaense.

Ao todo a banda desenvolveu 18 projetos, entre eles: Á vida e a obra de Paulo Diniz realizados em escolas públicas no Amapá, Roque Luz realizando festivais de rock dentro da quadra do ginásio Paulo Conrado, Carnaval do Povo, realizado em praças. Outro projeto foi Mazagão dois séculos de Cultura, onde registra todo o envolvimento do líder da banda em busca do resgate das tradições mazaganense. E através desse trabalho a banda conseguiu deixar ao município um ponto de cultura com equipamentos e laboratório de informática. O Avença é um projeto, também da banda e reúne registros, em vídeo, de todo o trabalho de pesquisa realizado dentro das comunidades tradicionais de matriz africana no estado. “Nossa ideia com a criação desses projetos é deixar registrado tudo que nosso povo produz”, enfatizou emocionado cantor.

A Banda Placa comemora 35 anos de existência em março e com novidades, lançamento de livro com todos os projetos e trabalhos registrados pelos caras.

O cara não é fraco, não!

Desejamos muito sucesso a você, pela pessoa cativante e inovadora que és e desejamos que continue nesse mundo fantástico da pesquisa das nossas raízes de ponta a ponta, do Oiapoque ao Jari, obrigada por esse belíssimo trabalho em ajudar a eternizar as raízes da cultura amapaense.
Saiba mais sobre a Banda Placa visitando a página do Facebook pelo link a seguir:https://www.facebook.com/carlosaugustogomes.gomes.58

Um comentário sobre “O Parabéns de Hoje é à você CARLITÃO!

  1. Quero também desejar muitas felicidades ao amigo Carlitão, com quem tive o prazer de conviver nos tempos de Ginásio de Macapá e Colégio Amapaense.
    Parabéns amigo e muitos anos de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *